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Termo de consentimento e privacidade de dados

    Ao aceitar o presente documento, nos termos do artigo 7º, inciso I da Lei Nº 13.719/18, a EBJ Assessoria e Gerenciamento Ambientais LTDA declara que deu ciência expressa e inequívoca deste termo aos titulares de direitos protegidos pela citada lei, e que, por livre manifestação de vontade destes titulares fica autorizada a coleta de dados pessoais(s) dos mesmos, assim consideradas as pessoas física(s), preposto(s), funcionário(s), sócio(s), ou, acionista(s) da pessoa jurídica objeto do presente processo de admissão, demissão e compras do SGI, desde que os dados coletados sejam utilizados exclusivamente para fins de cumprimento dos processos citados, conforme descrito no SGI.

    0 consentimento poderá ser revogado a qualquer tempo, bastando o encaminhamento de pedido expresso neste sentido através de procedimento gratuito e facilitado pelo canal de atendimento lgpd@ebjassessoria.com.br.

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    Como parte das operações diárias desenvolvidas pela EBJ Assessoria, necessitamos coletar dados pessoais de nossos clientes, funcionários, fornecedores ou pessoas relacionadas a eles, e, às demandas, com o único intuito de procedermos as análises previstas no processo de admissão, demissão ou compras

    A privacidade destes dados e informações é de grande importância para nós, e por isso, temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas. Esta Política estipula como deverão ocorrer as operações de tratamento de dados pessoais da EBJ Assessoria, em conformidade com as leis e regulamentações nacionais vigentes.

    A nossa Política de Privacidade é constantemente revisada para assegurar sua conformidade com leis, regulamentações e inovações tecnológicas, refletindo possíveis mudanças nas nossas operações e práticas de negócio.

    Considerações Gerais

    A EBJ Assessoria respeita a privacidade de todos os titulares de dados pessoais, estando, desta forma, comprometida a adotar todas as medidas possíveis para assegurar de maneira razoável a proteção dos dados pessoais coletados.

    Todas as informações são tratadas de acordo com as leis e regulamentações de proteção de dados vigentes em nosso país.

    Procedimentos técnicos e organizacionais estão em vigor para garantir que a sua informação esteja sempre segura

    Como parte destes procedimentos, nossos colaboradores passam por constantes treinamentos e recebem orientações sobre a importância da manutenção, salvaguarda e respeito de suas informações pessoais e consideramos a violação da privacidade dos dados pessoais algo muito sério, por isso monitoramos regularmente toda a equipe.

    Fonte dos dados

    A EBJ Assessoria pode utilizar diferentes formas para coletar dados pessoais, tais como:

    • Os fornecidos por meio do preenchimento de formulários e questionários,disponibilizados por meio físico ou eletrônico;
    • Os constantes em documentos carregados no site www.ebjassessoria.com;
    • Por meio de dados de acesso à nossa área de login ou do aluno;

    DADOS QUE COLETAMOS E MOTIVOS DE COLETA

    Nossa empresa coleta e utiliza alguns dados pessoais de nossos clientes e colaboradores, de acordo com o disposto nessa seção.

    • Nome completo, E-mail, CPF, Data de Nascimento, Estado Civil, Telefones, E-mails;
    • Informações da carteira de trabalho
    • Dados sensíveis

    Os dados coletados podem ser utilizados com as seguintes finalidades:

      1. Criação do usuário em nosso site;
      2. Processos admissionais e demissionais como citados nos procedimentos POP.DP-RH.01 e FOR.COMP.070.
      3. Monitoramento dos funcionários.

    2. POR QUANTO TEMPO SEUS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS

    Os dados pessoais coletados pela EBJ Assessoria e Gerenciamento são armazenados e utilizados por um período que corresponda ao necessário para atingir as finalidades elencadas neste documento e que considere os direitos de seus titulares, os direitos do controlador dos dados e as disposições legais ou regulatórias aplicáveis. Uma vez expirados os períodos de armazenamento dos dados pessoais, eles são removidos de nossas bases de dados ou anonimizados, salvo nos casos em que houver a possibilidade ou a necessidade de armazenamento em virtude de disposição legal ou regulatória.

    3. BASES LEGAIS PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

    Cada operação de tratamento de dados pessoais precisa ter um fundamento jurídico, ou seja, uma base legal, que nada mais é que uma justificativa que autorize, prevista na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

    Todas as nossas atividades de tratamento de dados pessoais possuem uma base legal que as fundamenta, dentre as permitidas pela legislação. Mais informações sobre as bases legais que utilizamos para operações de tratamento de dados pessoais específicas podem ser obtidas a partir de nossos canais de contato, informados ao final desta Política.

    4. MEDIDAS DE SEGURANÇA NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

    Empregamos medidas técnicas e organizativas aptas a proteger os dados de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, extravio ou alteração desses dados.

    As medidas que utilizamos levam em consideração a natureza dos dados, o contexto e a finalidade do tratamento, os riscos que uma eventual violação geraria para os direitos e liberdade dos clientes e colaboradores, e os padrões atualmente empregados no mercado por empresas semelhantes à nossa.

    Entre as medidas de segurança adotadas por nós, destacamos as seguintes:

    • Os dados de nossos usuários são armazenados em ambiente seguro;
    • Limitamos o acesso aos dados de nossos clientes e colaboradores, de modo que terceiros não autorizados não possam utilizá-los;
    • Mantemos registros de todos aqueles que têm, de alguma forma, contato com nossos dados

    Ainda que adote tudo o que está ao seu alcance para evitar incidentes de segurança, é possível que ocorra algum problema motivado exclusivamente por um terceiro – como um caso de ataque de hackers ou crackers ou, ainda, em caso de culpa exclusiva do cliente ou colaborador, que ocorre, por exemplo, quando ele mesmo transfere seus dados a um terceiro. Assim, embora sejamos, em geral, responsáveis pelos dados pessoais que tratamos, nos eximimos de responsabilidade caso ocorra uma situação excepcional como essas, sobre as quais não temos nenhum tipo de controle.

    De qualquer forma, caso ocorra qualquer tipo de incidente de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para qualquer de nossos clientes ou colaboradores, comunicaremos os afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados acerca do ocorrido, em conformidade com o disposto na LGPD.

    5. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS COM TERCEIROS

    Nós da EBJ Assessoria e Gerenciamento seus dados pessoais compartilhamos seus dados pessoais com terceiros. Apesar disso, é possível que o façamos para cumprir alguma determinação legal ou regulatória ou, ainda, para cumprir alguma ordem expedida por autoridade pública. Observados os critérios definidos nesta Política, a EBJ Assessoria não divulgará estes dados pessoais a terceiros, exceto:

    • Para atendimento às medidas necessárias dentro dos termos das leis, regras ou regulações aplicáveis;
    • Para atendimento ao processo de admissão/demissão e compras, quando os mesmos serão compartilhados com a contabilidade, clínica de exames médicas e com as contratantes.

    Os fornecedores e clientes para os quais serão compartilhadas suas informações pessoais para cumprir os serviços contratados, executam o processamento de tais dados de forma a garantir o cumprimento com as obrigações legais estabelecidas pelas normas vigentes

    Ainda assim, exigimos que todos que manuseiam ou obtém acesso a esses dados pessoais, reconheçam a criticidade desta informação, declarem respeitar todos os direitos individuais de privacidade e cumpram com todas as leis relevantes de proteção de dados.

    6. COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

    Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre essa Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de dados Pessoais, por algum dos canais mencionados abaixo: lgpd.ebjassessoria.com.br

Administração (31) 9 8030-2196

CULTURA DO CANCELAMENTO E O BULLYING NO TRABALHO

CULTURA DO CANCELAMENTO E O BULLYING NO TRABALHO

Reflexões sobre as relações interpessoais no trabalho

Você já ouviu falar sobre a cultura do cancelamento? Este termo vem sendo amplamente utilizado e discutido quando se fala sobre manifestações de boicote contra pessoas que, em suas redes sociais ou publicamente, adotaram posturas consideradas incoerentes ou questionáveis. Mais comum quando direcionado aos famosos, a ideia de cancelamento do sujeito nos leva a refletir sobre atitudes semelhantes em nossas relações sociais.

Anônimos como nós também estão sujeitos ao “cancelamento”, caracterizado pelo abandono e desprezo da pessoa que, de algum modo, destoa do grupo em algum sentido (divergências de opinião, diferenças de personalidade, dentre outros). Os efeitos dessa situação podem acarretar consequências sérias ao “cancelado”, afetando sua saúde mental. Se o “cancelamento” causa efeitos negativos no ambiente virtual, é possível transportar essa ideia para as relações no ambiente de trabalho e aos impactos causados por essa atitude.

A exclusão e o isolamento característicos da cultura do cancelamento são atitudes típicas do bullying no trabalho ou mobbing. Ambos os termos são utilizados para descrever comportamentos de assédio moral no trabalho envolvendo um ou mais trabalhadores que agem de forma hostil e direcionada a um colega ou subordinado. Tais atos são caracterizados por comportamentos impróprios e repetitivos direcionados à pessoa alvo, dentre eles: humilhações, agressões, intimidação, ameaças, provocações, fofocas e rumores, privações, exclusão e isolamento, excesso de críticas injustificadas e piadas.

Episódios de bullying podem levar a consequências psicológicas e até mesmo físicas a quem se torna alvo. Ansiedade, depressão, mal-estar, problemas de sono e queixas somáticas (dores de estômago e dores de cabeça, por exemplo) são efeitos relacionados. Para a equipe e a organização, os efeitos também são negativos, podendo ser observados aumentos nas taxas de absenteísmo, piora no clima organizacional, afastamento do grupo e a intenção de deixar a empresa (aumento da rotatividade).

Então, toda brincadeira é bullying? Calma! Sabemos que as brincadeiras entre colegas (principalmente os que se conhecem há algum tempo) fazem parte do cotidiano e são - inclusive - estratégias de enfrentamento aos desafios compartilhados no trabalho; uma forma de manter o bom humor e a saúde mental. O que precisamos refletir é sobre os limites, nossos e dos outros. O limite entre brincadeira e bullying é uma linha tênue que pode ser distinta pela reação de quem sofre as provocações e pela intencionalidade de quem as faz. O limite pode estar no bom senso e no respeito ao outro. Quando o bullying é realizado em retaliação a alguma atitude do colega alvo, cabe refletir se, agindo dessa forma, estamos agindo com violência ou compaixão; se estamos dando oportunidade a ele e a nós mesmos de encontrar formas mais assertivas e saudáveis de nos relacionar e de aprender com nossos erros e com a diversidade de opiniões.

É sempre bom reforçar a importância da empatia em nosso convívio. Antes de agir, pense como seria se aquela atitude fosse direcionada a você. Pense também que não estamos no lugar do outro (apenas podemos imaginar “como se” estivéssemos) e que o que pode ser engraçado para mim, pode não ser para o outro. Vivemos um momento de fragilidade emocional potencializado pela pandemia e seus desdobramentos. Logo, os limites individuais podem variar de acordo com a realidade vivida por cada um, e nem sempre sabemos o que está acontecendo na vida do outro. Para finalizar essa reflexão, deixo uma frase do livro/ filme Extraordinário (2012/ 2017):

“Seja gentil, porque todo mundo enfrenta uma batalha. E se realmente quiser ver como as pessoas são, só o que precisa fazer é olhar. ”